quarta-feira, 20 de abril de 2011

Estudantes são flagrados com armas em escolas no RS

Em Santa Maria, adolescente usava facão para ameaçar aluno
Do Correio do Povo
Dois estudantes foram flagrados com armas em escolas do Interior do Rio Grande do Sul, na região central e na serra. Em Bento Gonçalves, um adolescente de 14 anos, aluno da 5ª série de uma escola municipal, usava um aparelho de choque para ameaçar os colegas. Depois de registrada ocorrência na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, o aparelho foi apreendido e o jovem transferido para outra instituição de ensino. Segundo a ocorrência, o aluno não chegou a fazer uso do equipamento. O Conselho Tutelar foi acionado para providenciar a transferência. O jovem estudava na escola desde o inicio do ano letivo. Ele já havia passado por outras instituições de ensino da cidade, mas sempre acabava desistindo de estudar. Conforme informações da Brigada Militar, o aparelho de choque pode ser adquirido em bancas de camelô, mas a venda é proibida para menores de idade. Briga de facão em Santa Maria Em Santa Maria, dois estudantes, ambos de 12 anos, foram levados à Delegacia de Policia de Pronto Atendimento da cidade depois de brigarem na calçada da escola municipal Tenente João Menna Barreto, nesta terça-feira (19/04/2011). Um deles, ex-aluno do colégio, estava com um facão, e teria investido contra o outro com a arma. O aluno que estava sendo ameaçado conseguiu entrar no pátio da instituição e pediu proteção aos professores, que chamaram a Brigada Militar. Os policiais apreenderam os dois menores que, acompanhados da diretora da escola, foram levados à delegacia para prestar depoimento. Os pais dos menores foram chamados à DP.

Ex-aluno invade sala de aula e agride vice-diretor no RS

O diretor tentou conter o jovem e acabou levando um soco
Do Correio do Povo
Um homem de 24 anos foi preso após agredir o vice-diretor e invadir a Escola Estadual Fernando Gomes, em Porto Alegre, na terça-feira (19). Segundo a mãe de um aluno, que preferiu não se identificar, ele subiu as escadas, ligou para a mãe do seu celular e perguntou se era o local certo. Com a afirmativa, o jovem, que é ex-aluno da instituição, invadiu uma sala de aula onde estudam cerca de 30 alunos com idades entre 11 e 12 anos. De acordo com testemunhas, ele tentou agredir um professor e quebrou alguns objetos na sala. Ao sair do local, o vice-diretor, Cláudio Humberto do Nascimento, tentou detê-lo e foi agredido com um soco. O homem, que tem antecedentes criminais por furto, roubo, tráfico e já esteve foragido, quebrou a porta de vidro da escola e fugiu. Ele foi detido pelo pai de um aluno e preso pela Brigada Militar. Ao ser levado à delegacia, pagou fiança de R$ 500 e foi liberado. Testemunhas disseram que, na hora que estava sendo preso, falou que iria voltar e terminar o que começou. Investigações dão conta de que ele agia por influência da mãe, que o mandou até a escola para falar com uma adolescente de 14 anos. Segundo a mãe do aluno que testemunhou a invasão da escola, a intenção do agressor era matar a estudante. A ocorrência foi registrada como dano qualificado na Delegacia de Pronto Atendimento. A delegada Greice Vieira Ramos entendeu que o crime era afiançável. Na manhã desta quarta-feira (20), as aulas foram mantidas, mas dois policiais militares estão no local fazer segurança na escola. A diretora, Berenice Corsetti, afirma que o policiamento continuará nos próximos dias. Ela solicitou auxílio da 1ª Coordenadoria Regional de Educação para evitar que o ensino seja prejudicado no local. Ela pediu ajuda psicológica para alunos e professores. A ocorrência deverá ser repassada para a 15ª Delegacia de Polícia na tarde desta quarta-feira (20). O titular da DP, delegado Luís Fernando Martins Oliveira, só irá se manifestar depois de tomar conhecimento dos fatos.

http://noticias.r7.com/cidades

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Após brincadeira, meninos são expulsos de ônibus escolar em SP

Dois meninos foram abandonados em uma rodovia em São José do Rio Preto, a 438 km de São Paulo, depois que o motorista de um micro-ônibus escolar ter ficado irritado com as brincadeiras das crianças. Um deles teve de andar 3 quilômetros em uma estrada de terra para chegar à sua casa.

Os alunos, com 8 e 9 anos, contaram que o condutor ficou bravo após eles simularem uma briga. Eles, então, foram expulsos do coletivo e obrigados a descer em um ponto no acostamento da BR-153, estrada por onde passam muitos caminhões. Menino conta como foi abandonado por transporte escolar em estrada De lá, seguiram a pé pelo acostamento da rodovia e por um caminho de terra. "Eu cheguei com as costas doendo", disse um dos meninos, reclamando do peso da mochila. O pai de um dos garotos ficou preocupado com o atraso do filho e procurou a polícia. Ele registrou boletim de ocorrência. A avó do outro menino também está inconformada com a atitude do motorista, que foi afastado da função.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Adolescente é flagrado com revólver em escola no Maranhão

Um adolescente de 16 anos foi flagrado, na noite de sexta-feira (8), com um revólver calibre 38 dentro de uma escola na cidade de Davinópolis, no Maranhão. De acordo com a Polícia Civil, o menor foi encaminhado à delegacia, ouvido na presença da mãe e liberado. À polícia, o jovem teria dito que portava a arma porque era ameaçado por um colega. “A Polícia Militar local recebeu uma denúncia de que havia um aluno portando um revólver calibre 38 na cintura, dentro da escola. Eles foram até o local e, de fato, constataram que ele estava com o revólver municiado com duas balas. Ele foi imediatamente apreendido, assim como a arma, foi ouvido na presença da mãe e liberado. Segundo as informações que recebemos até o momento, não houve ameaça a ninguém nem violência”, diz ao G1 o delegado Francisco de Assis Andrade Ramos, da regional de Imperatriz (MA). A Polícia Civil investiga como a arma chegou às mãos do menor e por que, de fato, ele estava com o revólver. O dono da arma, segundo o delegado Assis, já foi identificado e será ouvido. O menor já era acompanhado pelo Conselho Tutelar do município, por atitudes rebeldes na escola. “Esse adolescente já era acompanhado pelo conselho tutelar da cidade por condutas de rebeldia, mas não sabíamos da gravidade do problema. Assim que soubemos do caso ele foi chamado, junto aos pais, e assim que comparecer será orientado. Noss principal objetivo é evitar uma tragédia como a que ocorreu no Rio de Janeiro", afirma Francisco Pereira Nunes, coordenador do Conselho Tutelar de Davinópolis. Nesta segunda-feira (11), as aulas ocorrem normalmente na escola municipal em que ocorreu o fato. Há, no entanto, preocupação por parte das autoridades locais. “As aulas não foram suspensas, mas já entramos em contato com o Conselho Tutelar, a Promotoria da Infância e da Juventude, e estamos providenciando uma conversa com o comandante da PM na região porque queremos fazer um trabalho dentro da escola de acompanhamento desse rapaz. Estamos preocupados", diz Luiz Nildo Alencar de Lima, secretário de Educação Municipal de Davinópolis. Lima considera que o momento é importante para trabalhar a prevenção, já que a segurança nas escolas está sendo nacionalmente discutida. “Felizmente esse estudante foi desarmado, mas estamos tomando providências e vamos trabalhar para que esse seja um caso único e isolado. Esse aluno será acompanhado, assim como outros que apresentem qualquer comportamento estranho”, diz.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Assaltantes em fuga invadem escola no Rio e assustam alunos e professores

Do R7 08/04/2011 às 11h40 Um dia após um homem invadir uma escola municipal em Realengo, na zona oeste do Rio, matar 12 estudantes e ser abatido por um policial militar, uma cena semelhante aterrorizou estudantes e profissionais de educação no bairro vizinho de Bangu, na manhã desta sexta-feira (8). De acordo com a PM, dois homens roubaram a bolsa de uma senhora, que estava dentro de um carro, na avenida Ministro Ari Franco, no centro de Bangu. Policiais que estavam no local perceberam a ação e perseguiram a dupla, que invadiu a escola municipal Astrogildo Pereira. Um dos assaltantes foi preso ainda no pátio da escola. O segundo conseguiu entrar no prédio e invadiu uma sala de aula. Aterrorizados, os alunos entraram em pânico e a professora que estava na sala desmaiou. A diretora da escola também ficou em estado de choque, segundo a PM. O criminoso estava com um canivete e, segundo o PM, não fez reféns. Ele foi preso e levado para a Delegacia de Bangu (34ª DP), assim como o comparsa.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Professora é agredida dentro de sala de aula no interior paulista

Uma professora foi agredida dentro da sala de aula, em Itapetininga, no dia 06 de março de 2011 no interior de São Paulo. Ela levou socos e pontapés de um aluno de 8 anos de idade. A professora contou à polícia que pediu para ele fazer silêncio e que o estudante se irritou. Mães de outras crianças também registraram reclamações do menino.




sexta-feira, 1 de abril de 2011

Aluno é esfaqueado por colega em escola no Riacho Fundo I DF

Quarta-feira, 30/03/2011

Um estudante de 17 anos esfaqueou um colega de 16 em uma escola no Riacho Fundo I. A vítima está internada no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) em estado grave. O agressor fugiu pulando o muro do colégio e ainda não foi encontrado. Os alunos do Centro de Ensino Médio (CEF 1), localizado na QS 14, estavam no pátio por volta das 15h40 aguardando o intervalo da aula de Sociologia para o início da aula de Educação Fisica quando a confusão começou. O motivo da agressão, segundo a polícia, é envolvimento com o tráfico de drogas. Policiais militares que faziam a ronda no local afirmam que, tanto a vítima quanto o agressor seriam usuários de drogas. O autor da facada estaria recebendo ameaça por causa de dívida com o tráfico. O agressor Levou uma faca de mesa para a escola e golpeou o rival com uma facada do lado esquerdo do abdome. A PM encontrou a faca usada na tentativa de assassinato. O objeto foi abandonado em uma casa no Conjunto A da QS 14, próximo à escola. A violência causou tumulto entre os estudantes e deixou marcas de sangue. Uma das alunas quase ficou ferida quando tentou defender o colega. Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br