terça-feira, 7 de agosto de 2012

Menina de 15 anos é espancada por vários alunos dentro de escola em Minas



Em Presidente Juscelino, em Minas Gerais, uma estudante de 15 anos foi espancada por colegas dentro da escola. A adolescente ficou com parte do rosto com diversas marcas de agressão.

Ela contou que foi agredida por vários alunos dentro da Escola Estadual Deputado Renato Azeredo. O motivo do desentendimento seria um carregador de celular. A confusão aconteceu durante o horário de educação física. Conforme os alunos, a garota foi empurrada por por uma menina, que teria voltado em companhia de mais três colegas para bater na rival.

Uma professora com a ajuda de outro aluno conseguiram evitar o pior. Em seguida, a direção da escola chamou a polícia. Segundo a diretora, esse foi um caso de violência isolado na escola.

A avó da estudante está revoltada. "Eu chamei a polícia, mas eles não foram na escola. Acho que eles têm que fazer justiça", desabafou a mulher. Ela registrou boletim de ocorrência e levou a neta para fazer exame de corpo de delito.

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Projeto cria a figura do ‘guardião’ da escola


Da Reportagem


Quarenta escolas públicas estaduais - 27 em Cuiabá e 13 em Várzea Grande - serão atendidas na primeira etapa do programa “Escola Segura”, lançado ontem pelo governo do Estado. São estabelecimentos de ensino considerados vulneráveis ou que já registraram ocorrências policiais, algumas até assassinatos. E que há suspeitas de consumo e tráfico de drogas. 

Na escola escolhida para sediar o evento de abertura, por exemplo, a Cesário Neto, no bairro Bandeirante, há um ano ocorreu um homicídio. O estudante Gustavo Pacheco da Silva, de 17, foi morto com três tiros. O crime seria uma represália às ameaças de morte supostamente feitas pela vítima aos criminosos. Dedicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), ou seja, a alunos que interromperam ou foram reprovados no ensino regular, grande parte dos alunos da Cesário Neto são internos do centro de internação de menores infratores Pomeri. 

O programa é parte do Plano Estadual de Enfrentamento às Drogas e integra três secretarias: Educação, Segurança e Direitos Humanos. A proposta prevê a instituição do “Guardião Escolar”, papel a ser desempenhado por um policial escolhido para levantar e monitorar a situação e os acontecimentos da escola, além de intermediar soluções. 

O coordenador do programa, major James Ferreira, informa que 100 policiais estão sendo treinados para atuar no “Escola Segura”. Entretanto, o policial não permanecerá em tempo integral na escola, deverá fazer visitas regulares, e poderá ser acionado pela direção. A ação “Rede Digital pela Paz”, desenvolvida pela Polícia Civil, completará o combate à violência. A idéia e usar os laboratórios de informática para trabalhar o reforço ou mudança de valores nos jovens e adolescentes. 

O presidente do Conselho Deliberativo e professor da escola, Rubens Martins, destaca que o que acontece nas escolas é reflexo da sociedade, da desagregação da família. As leis brasileiras, reclama, contribuem para agravar ao proibir o professor até mesmo de chamar a atenção do aluno. 

Além de ações de combate e prevenção à violência, a Cesário Neto precisa dispor de uma quadra de esporte, um espaço fundamental para interação escola-aluno com atividades complementares de educação, cultura e lazer, cobrou Martins. 

Leandro, 22, Edilaine, 19, e Noely, 18 anos, alunos no Cesário Neto, defendem o início imediato do “Escola Segura”. Eles dizem que na escola há tanto usuários como jovens vendendo drogas. Edilaine, que estava no colégio no momento do assassinato do Gustavo Silva, diz que não vê a hora de concluir o ensino médio para deixar a escola. 

O lançamento reuniu os secretários de Educação e Segurança, Ságuas Moraes e Diógenes Curado Filho, além de outras autoridades do Estado e município. (AA) 

Estudante é morto quando ia para a escola em Itagimirim BA

11/07/2012 http://www.radar64.com


 O estudante Getúlio Castro Mendes, 17 anos, foi morto com uma facada no peito, quando estava indo para a escola. O crime aconteceu na noite desta quarta-feira (11), na cidade de Itagimirim.O suspeito, segundo a polícia local, é Jhonatas Oliveira Santos, 20 anos, mais conhecido como 'Doguinha, que segue foragido.

O assassinato aconteceu no bairro Norberto Fernandes, onde o aluno morava. Vítima e assassino, ainda segundo as informações, se conheciam e teriam discutido pouco tempo antes. A motivação do homicidío ainda é desconhecida. O caso é investigado. 

Por causa do assassinato, as aulas na Escola Estadual Loíde Alcântara foram suspensas nesta quarta. 

Aluno é Morto em Frente a Escola Olga Maria Kayser, em Caxias do Sul

30/07/2012
Róger Ruffato

http://pioneiro.clicrbs.com.br
A Polícia Civil remeterá à Justiça, entre esta segunda e terça, o inquérito que apurou a morte do estudante Cristian Ribeiro da Silva Ferreira, 17 anos. O adolescente foi assassinado em frente à Escola Estadual Olga Maria Kayser, no dia 1º de junho. 

De acordo com o delegado responsável pela força-tarefa que investiga os homicídios em Caxias do Sul, Joigler Paduano, o crime teria motivação passional. Entretanto, não seria Cristian o alvo do atirador, mas o amigo dele, de 16 anos, também baleado na ação. Cristian morreu no local ao ser alvejado no peito. O outro estudante, também atingido no tórax, sobreviveu. 

Segundo as investigações, o amigo de Cristian estaria envolvido com uma garota do interesse de Edson Paim, 24, indiciado como autor da morte e com prisão preventiva solicitada ao Judiciário. Paim se apresentou espontaneamente à Polícia Civil no dia 6 de junho. Em depoimento, ele admitiu estar em frente à Escola Estadual Olga Maria Kayser no momento do atentado, mas negou ser o autor dos tiros.