domingo, 4 de setembro de 2011

Dois jovens são baleados em tiroteio dentro de escola em Mato Grosso


31/08/2011
kelly Martins e Marcy Monteiro Do G1 MT



tiroteio escola Dunga (Foto: Kelly Martins/G1)Diretor da escola aponta local onde jovens foram
baleados em Várzea Grande. (Foto: Kelly Martins/G1)
Dois jovens foram feridos a tiros na tarde desta quarta-feira (31) na Escola Estadual Dunga Rodrigues, no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. De acordo com informações da Polícia Militar, os tiros foram disparados por um adolescente que entrou na escola e se dirigiu até o campo de futebol, onde outros jovens estavam reunidos. Ele sacou uma arma e atirou contra o grupo, ferindo duas pessoas.
Segundo a PM, um dos jovens foi baleado no abdome e o outro no braço. Ambos foram socorridos e levados para o Pronto-Socorro de Várzea Grande. Ao contrário do que havia informado a polícia militar, um dos feridos é estudante da escola e cursa o primeiro ano noturno. O outro jovem baleado não é estudante da escola.


O diretor da escola, Mauro César da Silva, disse ao G1 que brigas entre alunos são constantes e que o crime teria sido motivado por uma disputa entre gangues. As aulas foram suspensas nesta quarta-feira.
O crime aconteceu no horário do intervalo das aulas no período da tarde, por volta das 15h30 (horário local). A escola Dunga Rodrigues tem cerca de 1.500 alunos, sendo que no horário da tentativa de assassinato 600 estudantes estavam no local. Houve pânico e muitos alunos correram em direção à rua para tentar escapar dos disparos.
O suspeito de ter atirado contra os adolescentes fugiu da escola após efetuar os disparos e ainda não foi localizado pela polícia. Policiais militares fazem rondas pela região para tentar prender o atirador.
Paz nas Escolas
O gerente da Coordenadoria de Projetos Educativos da secretaria de estado de Educação (Seduc), Allan Benitez, esteve na escola Dunga Rodrigues, minutos depois do crime. Ele declarou que uma das primeiras medidas à serem adotadas será o fortalecimento da segurança juntamente com a secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil. Além disso, informou que o muro da escola estadual será reformado e levantado nos próximos dias, no sentido de evitar “invasores”.
Por outro lado ressaltou que acredita que o trabalho em conjunto com os pais e educadores pode contribuir no enfretamento da violência e na busca pela paz. “A intenção é pacificar a situação junto às famílias dos estudantes e trazer os pais para dentro das escolas. O trabalho deve ser de prevenção e educativo”, avaliou.
Segundo o coordenador, a partir da próxima segunda-feira (5), as escolas estaduais de Várzea Grande darão início ao projeto Paz nas Escolas, que consiste em ações preventivas na comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário